EDITORIAL

Resumo

A foto que ilustra a capa da presente segunda edição da Revista Iguazu Science é dotada de grande simbolismo. A cena flagra terapeutas ocupacionais em plena atividade laboral. Os pacientes, crianças cujos rostos não podemos vislumbrar, estão em processo de reabilitação sob os cuidados das profissionais que os amparam. O ambiente em que a cena transcorre permite entrever alguns equipamentos necessários à missão de proporcionar saúde e bem-estar a pessoas de quaisquer idades, desde bebês até idosos, que tenham deficiências, incapacidades ou restrições de saúde. Em primeiro plano, vemos uma terapeuta ocupacional egressa da Faculdade UNIGUAÇU, que hoje integra, para nosso orgulho (em sentido aristotélico), o corpo docente de nossa instituição.
O dossiê temático "Saúde e bem-estar" apresenta artigos científicos sobre diversos temas relacionados à saúde, em especial às áreas de terapia ocupacional e enfermagem. Os estudos abordam temas como a atuação da terapia ocupacional no trabalho, a percepção dos profissionais do CAPS AD em relação ao processo de recaída do dependente químico, a percepção dos pais de crianças com síndrome de Down sobre a importância da atuação da terapia ocupacional, a percepção das gestantes em relação à oficina terapêutica de terapia ocupacional, a contribuição da terapia ocupacional no brincar de crianças com câncer em contexto hospitalar, brincar na terapia ocupacional: as percepções dos pais de crianças com transtorno do espectro do autismo, a percepção da equipe de enfermagem sobre a importância do time de resposta rápida nos atendimentos de urgência e emergência: uma revisão bibliográfica, prevalência do diabetes mellitus e estratégias de intervenção da terapia ocupacional, a atuação da terapia ocupacional com vítimas de violência doméstica, homens na enfermagem: trajetória e vivências na graduação, a comunicação alternativa e ampliada na percepção da equipe multiprofissional em UTI geral e a percepção da terapia ocupacional na reabilitação em paciente acometido por acidente vascular cerebral.
Os artigos do dossiê fornecem, assim, informações valiosas sobre a terapia ocupacional e a enfermagem como áreas essenciais à saúde e ao bem-estar das pessoas. Os estudos aqui publicados também discutem os desafios e as perspectivas para os profissionais da saúde no Brasil e no mundo.
O dossiê "Saúde e bem-estar" é, em suma, uma leitura não só obrigatória, mas também prazerosa, tanto para profissionais da área da saúde quanto para pesquisadores, estudantes e interessados em aprender mais sobre as profissões dedicadas à saúde e ao bem-estar das pessoas, em especial a terapia ocupacional e a enfermagem.
Desejamos uma boa leitura.

PDF