EDITORIAL

Resumo

Em sua quarta edição, a revista Iguazu Science, publicação científica da Faculdade UNIGUAÇU que tem por objetivo divulgar contribuições científicas que abrangem todas as áreas do conhecimento descritas pelo CNPq, vem prestigiar a área pedagógica, com o dossiê temático “Educação, Direitos Humanos e Inclusão”. Sob coordenação da profa. dra. Francielle de Camargo Ghellere, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU, o presente dossiê reúne um total de onze artigos científicos, de autoria de estudantes, egressos e professores de Pedagogia, mas também de Terapia Ocupacional, Administração e Direito.

A foto que estampa a capa da presente edição da revista Iguazu Science faz o registro de uma aula de língua portuguesa para imigrantes, em Serranópolis do Iguaçu, no ano de 2023. Essa atividade extensionista, promovida pelo curso de Pedagogia da Faculdade Uniguaçu em parceria com o Núcleo de Educação e o Colégio Estadual do Campo Pedro Américo, foi tematizada no trabalho de conclusão de curso (TCC) da professora responsável, então acadêmica de pedagogia da UNIGUAÇU, Juliana Aparecida Kovaleski Gnoatto, intitulado “O ensino da língua portuguesa para venezuelanos: aulas práticas voltadas para jovens e adultos em Serranópolis do Iguaçu - PR”, sob orientação da profa. Margarete Aparecida de Paula e coorientação da profa. Salete de Paula. De autoria da profa. Margarete, o belo registro fotográfico, que tão bem materializa, em pixels, o tema de nosso dossiê – educação, direitos humanos e diversidade –, flagra estudantes de nacionalidade venezuelana, de variadas idades, dentro de uma sala de aula, instruindo-se em uma nova língua com o objetivo de facilitar sua inserção na sociedade local. Boa parte desses alunos vieram a ser aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o que lhes trouxe novas oportunidades de estudo e de trabalho. É uma imagem que ilustra como a educação pode mudar a vida das pessoas por meio do conhecimento.
Desejo uma boa leitura.

PDF