APRESENTAÇÃO

Resumo

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com atuação no contexto social e da educação. O profissional da área busca prevenir, tratar, habilitar e reabilitar pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou suas atividades afetadas por dificuldades sensoriais, motoras, cognitivas, emocionais, afetivas e de inserção social, visando ao aspecto biopsicossocial do indivíduo e ao seu BEM ESTAR e funcionalidade, de modo a preservar a SAÚDE do indivíduo.
A Faculdade UNIGUAÇU é a única Instituição de Ensino Superior a ofertar o curso na região, tendo iniciado suas atividades em 2014 e formado, até o momento, cinco turmas. A profissão foi regulamentada em 13 de outubro de 1969, e, mesmo beirando os 55 anos, a profissão ainda é pouco conhecida. Entretanto, no mesmo viés, ela vem crescendo, e atualmente a procura pelo profissional é muita grande em todo o território nacional, o que proporciona ao recém-formado uma chance de emprego logo na conclusão do curso e uma empregabilidade de 100%.
O terapeuta ocupacional pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, empresas, sistema instituições de ensino superior, centros de reabilitação, instituições de longa permanência e outros dentro das áreas de disfunção física, infanto juvenil, gerontologia, saúde mental e saúde do trabalhador, por exemplo.
Esta segunda edição da revista Iguazu Science, com o Dossiê Saúde e Bem-Estar, apresenta pesquisas realizadas nas áreas de Terapia Ocupacional e de Enfermagem, possibilitando difundir o conhecimento acadêmico produzido em nossa instituição e dando a conhecer a participação tanto dos docentes quanto dos discentes em atividades de pesquisa e extensão nos diversos campos de estudo pertinentes à saúde e ao bem-estar dos cidadãos.
Os trabalhos aqui publicados tratam de assuntos os mais relevantes, que estão em destaque na região e no Brasil, tais como o bem-estar do trabalhador, o cuidado com as gestantes, a oncologia infantil, o transtorno do espectro do autismo e a questão das vítimas de violência doméstica.

PDF